Cursos profissionalizantes: uma ótima opção para incrementar o seu currículo!

Avalie

A competição no mercado de trabalho exige que os profissionais sempre se atualizem e incrementem o currículo. Porém, nem sempre é fácil conseguir tempo e dinheiro para investir numa especialização. Uma boa alternativa para aumentar seus conhecimentos e acrescentar novas experiências ao seu currículo são os cursos profissionalizantes.

É importante saber que um curso profissionalizante é diferente de um curso técnico. Enquanto o técnico forma profissionais especializados em uma determinada área de atuação, os cursos profissionalizantes agregam novas experiências ao trabalhador. A duração também é diferente: enquanto os técnicos variam de um a três anos, os profissionalizantes podem durar apenas seis meses.

Além da variedade de temas, esses cursos são extremamente flexíveis, o que facilita na hora de encaixá-los em sua rotina. Gratuitos ou com pagamento mensal, alguns são ministrados até mesmo pela Internet – são os chamados cursos à distância.

Confira algumas ideias de cursos que podem te ajudar a dar uma guinada profissional.

Cursos profissionalizantes: uma ótima opção para incrementar o seu currículo!

Foto: Thinkstock/Getty Images

Cursos de Idiomas: não é novidade que falar uma outra língua é um diferencial na hora de arranjar um emprego. Na hora de escolher que idioma aprender, os principais e mais procurados são os cursos de inglês e espanhol. Uma dica diferente é o mandarim, o idioma oficial da China. E por quê? A China é uma dos mercados que mais crescem no mundo, ou seja, muitas empresas estão procurando profissionais que saibam o mandariam para negociar com os chineses.

Curso de Informática: hoje em dia quase todo mundo sabe usar um computador. Mas será que você sabe usar todos os recursos que ele dispõe? Alguns programas como o Excel são cheios de fórmulas e atalhos que muitas vezes a gente acaba não aprendendo sozinhos. Melhor fazer um curso do que ficar chamando o colega ao lado toda hora que você tiver uma dúvida em frente ao PC.

Curso de Departamento Pessoal: voltado para a área administrativa da empresa, no curso de departamento pessoal você aprende técnicas de tarefas que toda empresa necessita realizar: fazer pagamentos, elaborar contratos de trabalho e admissões de empregados, fazer rescisões trabalhistas, entre outras atividades.

Curso de Auxiliar Administrativo: outra oportunidade para quem gosta da parte administrativa é um curso de auxiliar administrativo. Como o próprio nome já diz, a intenção do estudo é preparar o aluno para lidar com as práticas administrativas e o processo de gestão de uma empresa.

Curso de Técnicas Artesanais: imagine ganhar uma graninha extra vendendo objetos que você mesma fez. Com os cursos artesanais isso é possível. A variedade é grande: você pode optar por aprender a confeccionar bijus ou a costurar roupas exclusivas. Começar vendendo para as amigas é uma boa maneira de calcular o seu lucro.

Curso de Culinária: cozinhar também pode te ajudar a aumentar a renda familiar. Além de aprender pratos diferentes e fazer sucesso na cozinha, se você já trabalha no ramo alimentício vai se especializar ainda mais, o que desperta o interesse não só dos empregadores, mas também dos clientes que adoram comidas diferentes.

 

Mais lidas