Cuidados com a pele no inverno

Avalie
pele

Foto: Thinkstock/ Divulgação Getty Images

A Guia Astral já te mostrou aqui o que fazer para deixar seus cabelos bonitos mesmo nos dias mais frios do ano. Agora é a vez de conferir algumas dicas de como deixar a pele bonita e saudável no inverno.

As dicas e informações vêm de duas especialistas, a dermatologista Carolina Marçon e a maquiadora Ester de Souza Ganev, e ambas compartilham a mesma opinião: a melhor coisa para manter a pele bonita é a hidratação. A dra. Carolina explica que, no inverno, temos a tendência de tomar banhos mais demorados e com água muito quente, o que é prejudicial, pois esta temperatura acaba removendo a camada natural de proteção que mantém a hidratação da pele, favorecendo o ressecamento.

“As pessoas com pele seca sofrem mais. O ressecamento costuma causar coceira e a pele fica vermelha, pinica, arde ou ‘queima’”, afirma a dermatologista. Já quem possui pele oleosa também deve ter cuidado com a água muito quente, pois o corpo acaba aumentando a oleosidade da pele e o há o surgimento de cravos e espinhas. “O ideal é tomar banho com água morna e não demorar muito. Usar sabonetes suaves (glicerina e os próprios para bebês), ou com hidratantes, sempre evitando produtos muitos perfumados e muito coloridos, pois eles possuem componentes que irritam a pele”, explica Carolina. Ainda na hora do banho, outra dica é não utilizar buchas, esponjas ou esfoliantes que intensificam a remoção da proteção cutânea.

Na hora de escolher produtos como hidratantes, prefira os feitos à base de uréia, lactato de amônio e ceramidas. “Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C”, diz a médica, que também explica que para escolher um bom produto é necessário estar atento a três itens:  “G.P.S – Threalose, capaz de atuar sobre a membrana celular e combater a desidratação, Aquaporine, que melhora a circulação de água entre as células e restaura a hidratação, maciez e elasticidade da pele, e Laminactinet, que melhora a absorção e penetração dos ativos, além de ter ação calmante”. Outra boa dica é evitar produtos muito perfumados, pois podem irritar a pele.

Na hora da maquiagem, Ester garante que é sempre bom preparar a pele, lavando com sabonete específico pro rosto, e alerta: “No inverno, usar tônicos adstringentes costuma ressecar a pele”. Ela ainda diz que essa é a hora para usar alguns produtos de maquiagem que podem deixar a pele mais oleosa no verão: “Existem algumas bases que deixam o rosto mais oleoso em climas muito quentes, e a gente logo pensa em aposentá-las. Essas são boas pro inverno, pois funcionam melhor quando a pele fica mais seca”. Outro truque importante é usar muito hidratante labial pra proteger os lábios de rachaduras, e deixar o batom seco mais confortável. E se a pele estiver descamando? “É bom incluir na rotina de cuidados com a pele uma esfoliação pra retirar essa pele, e, novamente, hidratar bastante. Para áreas mais sensíveis, como lábios e cantos do nariz, podemos fazer uso de alguma pomada para assaduras mais leve, que tem alto poder regenerativo”.

E não é porque as temperaturas estão baixas e o sol parece mais ameno que o protetor solar não é necessário. “No inverno há diminuição da radiação UVB, principal causador das queimaduras solares e câncer de pele, mas a UVA, causador do envelhecimento da pele, continua com a mesma intensidade durante todo o ano. Por isso o filtro solar com FPS no mínimo de 30 deve ser aplicado diariamente mesmo durante o inverno, dias nublados ou chuvosos”, afirma a dra. Carolina.

 

Dicas para manter a pele hidratada e protegida durante o inverno:

– Evite banhos quentes, prolongados e o uso de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada, predispondo a um maior ressecamento e às dermatites.

– Hidratação é essencial e deve ser mais intensa no outono e inverno, justamente pela maior tendência à desidratação.

– A aplicação dos hidratantes deve ser feita preferencialmente após o banho, quando a pele ainda está úmida, pois isso aumenta o poder de hidratação do produto, com maior retenção de água na pele.

– A hidratação também é feita de dentro para fora. Portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.

– Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até ficar feridos. Não esqueça do protetor labial, de preferência, opte pelos que possuem fotoproteção

– O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de propiciarem o aparecimento de doenças da pele, como a dermatite atópica e a dermatite seborreica. Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.

– Não deixe de usar o protetor solar diariamente.

Mais lidas