Como não se queimar com seu chefe

Avalie

Você ama seu trabalho (ou nem tanto assim), mas aconteceram algumas situações desagradáveis e você tá com medo de ter se queimado com seu chefe. O que fazer agora? Dá uma olhada nas dicas que temos pra você!

 

Foto: Thinkstock e Getty Images

Foto: Thinkstock e Getty Images

 

Situação 1: um funcionário ficou doente e vai ficar afastado por um tempo. Outro acabou de ser pai e vai tirar férias para curtir (merecidamente) o filho recém-nascido. Com os imprevistos e a falta de funcionários, seu chefe pede para você aumentar sua carga horária para cobrir a demanda do trabalho, mas além dali você tem outro emprego, e ainda, a faculdade. Como explicar isso ao seu chefe sem se queimar?

Bom, a situação é complicada! Você tem que entender a necessidade do seu chefe e ele a sua, afinal, você foi contratado para trabalhar em determinado horário e quis a vaga por ser num período em que você não tinha outros compromissos. A partir do momento que há a necessidade por parte da empresa, tente achar outras saídas, como:

– Consultar a flexibilidade de horário do seu outro trabalho, mesma que pareça uma tarefa impossível, afinal, não custa tentar.
– Faltar às aulas da faculdade dependendo do período em que vão precisar das suas horas extras. Porém, é importante deixar claro para seu chefe o que está fazendo, pois isso vai mostrar o quanto está se esforçando para ajudá-lo.
– Tentar fazer acordos e trocas de horários com seus colegas de trabalho e levar essa sugestão ao seu chefe.

Situação 2: faltam cinco minutos para seu expediente acabar, mas seu chefe acabou de te pedir para fazer uma tarefa a mais. O que fazer?

– Coloque em questão a urgência do trabalho. Se realmente for indispensável a realização dele naquele dia, faça mesmo que atrase seus outros compromissos.
– Se não for tão urgente, negocie com ele a realização no dia seguinte, comprometendo-se a ser a primeira coisa que fará.

Situação 3: seu chefe te pediu para fazer algo que é antiético. Como agir?

Analise a situação, pense se isso realmente pode sujar sua carreira ou profissão e então sente e converse com ele:

– Peça para ele se colocar no seu lugar e pergunte se faria o que está te pedindo. Mas claro, não seja agressivo e sim cordial.
– Deixe claro que o problema ali não é falta de vontade ou preguiça, e sim a ética e os impedimentos pessoais ou profissionais.
Negociar e avaliar juntos a situação é uma boa saída, porém, como você é o empregado e ele é o chefe, às vezes você vai precisar ceder.

Dicas
– Chefes sempre gostam de funcionários prestativos e que levam a solução para seus problemas.
– Se o seu superior for desorganizado, tente, junto com sua equipe, mostrar para ele o quanto o planejamento e a antecipação das coisas são importantes.
– Deixar uma parte do seu dia destinado a imprevistos pode ajudar você a não se atrasar.
– Se for possível, horas extras ou banco de horas, de qualquer forma, vão gerar ou mais renda ou dias de folga. Aproveite!

Mais lidas