Como entreter as crianças durante as férias

Avalie

As férias escolares não chegaram nem na metade e você já está ficando louca com a criançada em casa? Claro que é ótimo ter a companhia dos filhos e poder passar um tempo de qualidade com eles, mas não é fácil lidar com o excesso de energia que as crianças têm. Para te ajudar a botar ordem na casa e entretê-los até o final do mês, conversamos com a pedagoga Maria Araújo. Confira as dicas!

Como entreter as crianças durante as férias

Foto: Thinkstock / Getty Images

Programas alternativos

Essa é uma época perfeita para colocar em dia todas aquelas promessas que você fez a respeito de saídas. Se antes vocês não podiam ir ao cinema por causa dos horários da escola, agora é a hora. Faça programas culturais, leve as crianças para conhecer teatros, parques e clubes. Grande parte das prefeituras oferecem programações e oficinas recreativas nesse período. Vale a pena checar o que vai rolar na sua região.

Diversão dentro de casa

Por mais que você leve seus filhos para passeios, existem momentos em que você precisará ficar com eles dentro de casa. Afinal, além de mãe, você tem outros compromissos. Nesses momentos, os livros podem ser seus melhores amigos. “O período de férias é uma ótima alternativa para desenvolver o hábito da leitura”, alerta a pedagoga. “Para deixar a atividade mais interessante, a leitura pode ser uma ferramenta de aproximação familiar. É muito produtivo que os pais leiam para e com os filhos”, explica. Além disso, é importante procurar por livros que despertem a curiosidade e o interesse das crianças, para que elas gostem da atividade e não se cansem de ler.

Além da leitura, os jogos de tabuleiro, quebra cabeças e o famoso lego são ótimas opções, pois estimulam a atividade intelectual e costumam prender a atenção facilmente. Vale até fazer uma noite de jogos com a família toda reunida, com direito a refrigerante e guloseimas.

Mantenha a rotina

Não é porque o período é de férias que a rotina não é bem-vinda! Muito pelo contrário, “se a criança tiver uma rotina disciplinada nas férias, o choque ao voltar para as atividades escolares não será tão forte, apesar da rotina menos rigorosa”, ensina Maria Araújo. A pedagoga fala ainda sobre a importância de encontrar um equilíbrio entre o entretenimento e a responsabilidade de acordar, comer e dormir na hora certa. “O que não pode acontecer é a criança passar o dia inteiro dormindo ou em frente ao computador. É importante que ela desenvolva atividades físicas, que interaja com outras crianças e com a família, que não se isole em meio ao videogame”, alerta.

Apesar dos possíveis atritos e da bagunça fora do normal, aproveite o período para curtir os filhos, colocar o papo em dia e passar um tempo agradável ao lado da família!

Tags: ,

Mais lidas