Como cuidar da pele no inverno

Avalie

Aqui no Brasil, o Inverno começa, oficialmente, no dia 21 de Junho. Nós, brasileiros, já começamos a sentir as consequências do vento gelado e das temperaturas mais baixas, certo? Nessa época do ano, é de extrema importância tomar um cuidado maior com a pele, para que ela não perca a saúde e o brilho. Por isso, conversamos com a dermatologista Márcia Monteiro, que dá dicas para continuar linda nos dias mais frios!

Como cuidar da pele no inverno

Foto: Thinkstock / Getty Images

Segundo ela, a causa do ressecamento da pele durante o inverno é o desgaste da camada mais externa do corpo, que é formada por uma espécie de “gordurinha”, responsável por mantê-la hidratada. Esse desgaste ocorre por vários fatores, como o calor dos banhos mais quentes e demorados, típicos dessa época, e o uso de buchas muito ásperas e de sabonete em excesso.

Para contornar esse problema, é preciso ficar espero em algumas questões. A ingestão de água, por exemplo, é tão importante durante o inverno quanto é no verão. O ingestão mínima deve ser de dois litros de água por dia. Além disso, “usar hidratantes pós-banho são essenciais para sobreviver à esta estação”, acrescenta a Dr. Márcia. Vale lembrar que os lábios também merecem receber hidratantes e deve-se evitar umedecê-los com saliva. A temperatura do banho, apesar do frio, deve ser morna.

Para potencializar a hidratação da pelo após o banho, Márcia Monteiro deixa uma dica super útil! “Ainda no chuveiro, use um óleo de amêndoas no corpo e hidratantes. Logo após, enxugue-se de forma delicada com uma toalha, sem esfregar demais para não retirar os resíduos”, finaliza.

 

Mais lidas