Chás que ajudam a emagrecer

Avalie
Chás que ajudam a emagrecer

Foto: Thinkstock / Getty Images

É tão difícil seguir uma dieta e perder peso, não é mesmo? Ainda bem que existem ingredientes com potencial emagrecedor para nos ajudar nessa difícil tarefa de saúde e beleza. Os chás com nomes de cor são assim: ajudam o organismo a eliminar toxinas e calorias e a manter o organismo jovem por mais tempo. Por isso, para ficar com o corpo lindo e saudável para o verão, aposte nos chás!

Chá Verde
Talvez o mais famoso entre eles, o chá verde já é comum no mundo das dietas. Além de combater os radicais livres (que envelhecem as células mais rapidamente), esse líquido também elimina substâncias perigosas ao organismo, como as gorduras. O chá verde também eleva a temperatura corporal (função conhecida como termogênese), o que faz com que o corpo gaste mais energia calórica, ajudando no emagrecimento. Outros benefícios: ajuda na digestão, fortalece o sistema imunológico contra resfriados e doenças do coração e reduz o colesterol ruim. Atenção: pessoas com problemas para dormir devem tomar esse chá com moderação.

Chá Vermelho
Acelera o metabolismo, auxiliando na digestão e na queima de calorias. É estimulante, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e é antioxidante, combatendo o envelhecimento celular. Quem tem digestão lenta deve apostar nesse chá, durante a dieta e após a dieta.

Chá Preto
Com uma quantidade maior de cafeína, esse líquido dá ânimo e disposição, o que ajuda bastante em um período de dieta. Favorece o colesterol bom e é ótimo para evitar doenças relacionadas ao coração, já que seu poder altamente estimulante impede o entupimento das artérias. Atenção: o chá preto deve ser evitado depois das cinco horas da tarde por pessoas que sofrem de insônia.

Chá Branco
De todos os tipos apresentados, este é o chá mais eficiente para queimar as gorduras. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e também tem função antioxidante. O nível de cafeína desse chá é o menor de todos, sendo o mais indicado para quem sofre de problemas para dormir.

Chá Amarelo
Assim como o chá verde, o amarelo também tem ação termogênica, turbinando a queima de calorias no organismo.

Quanto consumir?
O indicado é consumir de 2 a 4 xícaras por dia. Em caso de grávidas, mães que estão amamentando, pessoas que sofrem de arritmia cardíaca ou de problemas estomacais, como gastrite, o indicado é consultar um médico antes de incluir qualquer um desses chás na dieta.

Dica!
Se você não gosta de algum desses chás, experimente acrescentar à infusão uma rodela de limão ou laranja, um pedaço de gengibre ou outras ervas como hortelã, erva-doce e erva-cidreira. Experimente também bater o chá com algum suco de sua preferência. Para não atrapalhar a dieta, evite adoçar (prefira o mel ou adoçante ao açúcar) e beba o chá logo após o preparo para não perder as propriedades benéficas dele.

Você sabia?
Os chás com nomes de cores são produzidos a partir de uma mesma planta, a Camellia Sinensis. O que vai determinar a diferença entre esses chás é a época da colheita e o modo de preparo.

Consultoria: Alex Botsaris, médico e autor do livro Doce Vôo da Juventude; Andrea Andrade, nutricionista da RG Nutri; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga da Clínica Slin, do Rio de Janeiro.

Mais lidas