Aplicativos para conversar de graça com os amigos

Avalie

Com a popularização dos smartphones, ficou ainda mais fácil e barato se comunicar com os amigos, por mais distantes que eles estejam. Mandar SMS ou fazer uma ligação está se tornando algo cada vez mais raro, já que aplicativos gratuitos fazem isso e muito mais de graça em uma conexão sem fio (wi-fi).

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Se você também quer economizar e ficar ligado nas novidades dos aplicativos, os “apps”, existem dezenas de opções disponíveis nas lojas do Android, Windows e Apple. Confira quais são os principais:

Aplicativos para conversar de graça com os amigos1. Whatsapp

Sobre: O Whatsapp é o serviço mais popular da rede para se comunicar com os amigos. O último dado divulgado pela empresa mostrou que são mais de 600 milhões de usuários ativos. O Facebook comprou o aplicativo em fevereiro deste ano por 16 bilhões de dólares.
Prós: A maioria dos seus contatos provavelmente tem esse aplicativo. Assim, é mais fácil encontrá-los. A interface também é simples e sem muita complicação.
Contras: Não faz ligações e nem chamadas de vídeo. Poucas funções além de mandar mensagem de texto e fotos. Torna-se pago após um ano de uso (entretanto, muitos usuários relatam jamais terem recebido tal cobrança).
Disponível para: Andoid, iOS e Windows Phone.

Veja mais: Guia de Etiqueta para o Whatsapp

Aplicativos para conversar de graça com os amigos2. Viber

Sobre: O Viber é um dos principais concorrentes do Whatsapp e tenta se diferenciar oferecendo mais funções. Você pode fazer chamadas de vídeo e voz, mandar adesivos (stickers) e conseguirá usá-lo até em seu computador sem dificuldades.
Prós: Várias funções que funcionam com qualidade. Também oferece ligações para números de fora do Viber com taxas reduzidas.
Contras: Para quem não tem uma internet boa as chamadas de vídeo podem funcionar mal e irritar o usuário. E se você tem um contato chato que adora mandar adesivos fofos e divertidos a todo momento, o Viber disponibiliza vários.
Disponível para: Android, iOS, Windows Phone e Windows 8 (PC).

Snapchat3. Snapchat

Sobre: popular principalmente entre os mais jovens, o Snapchat se diferencia por “autodestruir” as mensagens após serem visualizadas. Sim, é isso mesmo! Elas desaparecem até dos servidores da empresa e não podem ser visualizadas mais de uma vez. Entretanto, é possível tirar fotos da tela, portanto, tome cuidado com o que envia.
Prós: Divertido, permite desenhos e mensagens nas imagens e pode ser usado para compartilhar momentos, além de não sobrecarregar as redes com fotos e mais fotos do que você está fazendo, sentindo ou pensando.
Contras: O serviço de troca apenas de mensagens ainda é um pouco ruim. Funciona melhor quando você só envia fotos e vídeos.
Disponível para: Android e iOS.

Aplicativos para conversar de graça com os amigos4. Telegram

Sobre: Diferentemente do Whatsapp, o Telegram armazena seus dados em nuvem, ou seja, você pode acessar seus contatos, arquivos e conversas de qualquer dispositivo. O aplicativo ainda tem a função “Chat Secreto”, na qual você pode configurar a autodestruição da mensagem enviada, logo após lida.
Prós: O Telegram é bem parecido com o Whatsapp, porém as funções que oferece o tornam superior, como envio de arquivos “.doc, .zip e .pdf” e a possibilidade de usá-lo no computador.
Contras: Falta uma popularização maior do aplicativo.
Disponível para: Android, iOS, Windows Phone, Mac OS X, Windows, Linux e Web.

Kik5. Kik

Sobre: O Kik funciona com a criação de um nome de usuário. A partir daí, é só compartilhar para quem quiser e adicionar os amigos para começar a conversar. Isso permite que você não precise passar seu número de celular para ninguém e mantenha sua privacidade. A empresa afirma que 185 milhões de pessoas usam o serviço.
Prós: O aplicativo tem navegador integrado e facilita bastante o compartilhamento de conteúdos através dele.
Contras: O aplicativo existe desde 2009, entretanto não alcançou ainda a popularidade desejada.
Disponível para: Android, iOS e Windows Phone.

Mais lidas