A franja ideal para cada tipo de rosto

Avalie

Na hora de mudar o visual, um dos primeiros itens da lista são os cabelos. E nada melhor do que estar antenada com a moda para escolher um corte estiloso. Uma das tendências do momento são as franjas. Desfiadas, retas, longas ou mais curtas, elas dão um charme extra ao look. Para descobrir qual tipo combina com seu rosto, veja as dicas do cabeleireiro Petrus, do Salão Jean Yves, no Rio de Janeiro (RJ) e realce a sua beleza.

franjas

Foto: Reprodução/Marcelo Barreto/Fábio Rocha/Antonio Chahestian

Respeite o seu estilo
Antes de investir em qualquer mudança no visual, a sua beleza natural e o seu perfil devem ser respeitados. O cabeleireiro Petrus comenta que a franja não pode ser encarada apenas como um modismo. “Ela pode enfeitar ou prejudicar o rosto de uma mulher. Existem pessoas que podem usar e outras que não devem aderir ao corte”, explica. Petrus recomenda também que o profissional precisa ter muito cuidado ao fazer os cortes mais modernos: “Não se deve desfiar uma franja, pois ela pode ficar armada. A melhor opção é o modelo desconectado, que muda a textura do cabelo”.

giovanna antonelli

Foto: Divulgação/TV Globo

Para o rosto redondo

Dica: o mais indicado para esse formato de rosto é adotar o franjão lateral. O repicado nas pontas e nas laterais do cabelo pode deixar o visual mais harmonioso e ainda contribuir para disfarçar o arredondado do rosto e até dar a impressão de uma face mais alongada. Giovanna Antonelli tem esse tipo de rosto e investiu em um corte focado nas laterais para dar mais naturalidade ao visual.
Evite: a franja reta deve ser evitada porque acentua muito as bochechas.

 

 

alinne moraes

Foto: Reprodução

Para o rosto quadrado

Dica: a franja mais longa é a mais adequada para esse tipo de rosto. O volume dessa franjinha deve ser controlado, pois pode deixar o visual com uma aparência muito marcada. Alinne Moraes apostou na franja mais longa para evitar ter problemas com o volume.
Evite: as franjas curtíssimas devem ser evitadas, pois acentuam as maçãs do rosto.

 

jennifer aniston

Foto: Reprodução

Para o rosto triangular

Dica: uma franja mais longa é o estilo ideal para o rosto triangular. Além disso, não deve ser volumosa, para conferir suavidade ao visual. Jennifer Aniston optou por deixar seu cabelo sem volume e com uma franja mais longa.
Evite: para tornar o rosto mais harmonioso, o espaço entre a testa e o queixo não pode ser muito grande. Por isso o comprimento mais longo da franja é aconselhado para esse formato.

 

 

ana hickmann

Foto: Divulgação/TV Record

Para o rosto oval

Dica: quem tem esse tipo de rosto pode abusar da franja. Esse é um formato que fica bem com quase todos os modelos, desde os mais curtos e retos até o franjão lateral. Se quiser dar um ar mais moderno e garantir a forma, opte pelo estilo desconectado. Ana Hickmann escolheu o franjão lateral em um corte mais clássico.
Evite: se optar pelo desfiado, confira com seu cabeleireiro qual a melhor técnica para seu cabelo, pois o corte pode deixar a franja muito armada.

Vale lembrar que o tipo de cabelo é mais um detalhe que se deve levar em conta para assumir a franjinha. O cabeleireiro Petrus alerta: “A franja é um corte muito delicado, pois é indicada para cabelos lisos. Mulheres com fios ondulados ou cacheados só devem fazer o corte se forem adeptas da escova”.

Texto: Vanessa Marinelli Nogueira

Mais lidas