10 erros cometidos ao cuidar dos cabelos

Avalie
10 erros ao cuidar dos cabelos

Foto: Thinkstock/Getty Images

Toda mulher quer ter cabelos lindos, não é mesmo? Mas com a rotina, pular algumas regras conhecidas ou tentar dar um jeito no cabelo parece a melhor solução.

Alguns hábitos podem parecer corretos, mas na verdade estão maltratando as madeixas. Por isso, confira 10 erros cometidos na hora de cuidar do fios que você precisa deixar de lado para ter um cabelo mais bonito e saudável.

1. Lavar o cabelo à noite. Principalmente dormir com eles úmidos. Muitas mulheres não têm tempo para lavar os cabelos durante o dia, por isso escolhem o período noturno para isso. Dormir com os cabelos úmidos acaba criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Além disso, seus cabelos vão ficar mais oleosos e há possibilidade aparecerem as terríveis caspas.

2. Uso diário de secador ou chapinha. Todo mundo sabe que usar muito o secador e a chapinha resseca os fios. Agora, se não tiver jeito, é importante que você use um protetor térmico nos cabelos.

3. Coloração com menos de 15 dias de intervalo. Apareceram os fios brancos e não faz nem duas semanas que você usou tintura? Melhor conter o desespero e esperar ao menos o prazo mínimo para tingir suas madeixas novamente. O excesso de tintura resseca bastante os cabelos.

4. Lavar os cabelos com água muito quente. “Isso causa irritação no couro cabeludo e estimula a produção do sebo, além de inibir o crescimento dos fios”, ressalta a hairstylist Michele Braga. O ideal é usar  água morna na hora de lavar as madeixas.

5. Excesso de produto nos fios. Não é recomendável utilizar muitos produtos diferentes nos cabelos, principalmente ao mesmo tempo. Isso fará com os fios não respirem corretamente, além de misturar diversos tipos de produtos.

6. Ultrapassar os limites dos tratamentos feitos em casa. Cada tratamento diz o tempo necessário na embalagem. Michele afirma: “Ultrapassá-lo não irá potencializar o efeito. Muito pelo contrário”. Lembre-se de que tudo o que é feito em excesso acaba sendo prejudicial.

7. Passar condicionador na raiz dos cabelos. Fazer isso colabora para que o produto entre em contato direto com o couro cabeludo, o que aumenta a oleosidade dos fios.

8. Prender os cabelos molhados. É muito comum as mulheres cometerem esse erro por medo de deixar os cabelos secarem soltos. Esse hábito também pode colaborar na proliferação de fungos ou caspas, além de quebrar os fios.

9. Desembaraçar os fios sem o cuidado necessário. Um momento de pressa ou descontentamento com os cabelos embaraçados pode custar muitos fios quebrados e aumentar a queda capilar. “O ideal é escovar os cabelos das pontas até a raiz, de forma delicada”, orienta Michele Braga.

10.Ficar muitos dias sem lavar os cabelos. No dia a dia, os fios acumulam sujeira e poeira dos locais por onde passamos. Por isso, ficar muito tempo sem lavar os cabelos não permite que eles respirem da maneira necessária e isso pode causar vários danos, como oleosidade e o provável aparecimento de caspas.

Michele Braga dá a dica para saber se os seus cabelos estão sendo bem tratados: “A análise do resultado é o que mensura. O cabelo precisa estar solto e com brilho. Sem oleosidade excessiva ou pontas ressecadas. O couro cabeludo tem que estar limpo, sem escamações.” Lembrando também que você não deve abrir mão das hidratações periódicas.

 

Consultoria: Michele Braga, hairstylist – Espaço Juliana Paes

 

Tags: ,

Mais lidas