10 dicas para um bronzeamento saudável

Avalie
10 dicas para um bronze saudável

Foto: Thinkstock/GettyImages

Por Gisele Peralta

Na hora de conquistar o bronze verão, muitas mulheres exageram na dose e acabam causando danos irreversíveis à pele, como manchas, envelhecimento precoce e o ressecamento. Para evitar que isso aconteça, a Guia Astral conversou com o dermatologista Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, que deu 10 dicas para você ficar com um bronzeado natural e lindo!

1. Após a exposição ao sol, o banho deve ser morno e rápido. A água quente resseca a pele.

2. Passe óleos de banho, cremes ou loções hidratantes nos cotovelos e joelhos, que apresentam menor quantidade de glândulas sebáceas, responsáveis pela hidratação natural do corpo, para evitar a descamação.

3. Faça esfoliação no rosto e corpo com um creme mais suave com essa finalidade.

4. Não se esqueça de manter o corpo bem hidratado, pois a pele sofre o processo de fotoenvelhecimento e deve ser tratada à base de massagens.

5. Peça ajuda na hora de escolher o filtro solar: “É necessário considerar o tipo de pele da pessoa (se é oleosa ou seca) e o produto deverá ser indicado pelo dermatologista contendo, sempre, filtro solar”, alerta o dermatologista Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele.

6. Vá com calma: o bronzeamento natural e seguro só poderá ser percebido após alguns dias, pois o corpo precisa de tempo para produzir melanina e liberá-la pelas células. “Por se tratar de um processo biológico, não há como apressá-lo sem riscos. Portanto, um banho de sol de um dia só, com muitas horas de exposição, só traz problemas e não benefícios”, alerta o especialista.

7. Não passe protetor solar próximo aos olhos. Para protegê-los, use bonés ou chapéus.

8. Use óculos escuros sempre e não apenas quando o dia estiver ensolarado.

9. Evite lentes de resina, plástico ou vidro de qualidade inferior, pois eles não bloqueiam satisfatoriamente a radiação ultravioleta. Prefira as lentes de cristal óptico, de boa qualidade: elas contêm metais pesados que impedem a passagem dos raios UV.

10. Vale a pena lembrar: procure se expor nos horários adequados, ou seja, até as 10h e após as 16h.

Mais lidas