Feng Shui: saiba como harmonizar os ambientes da sua casa

Feng Shui: saiba como harmonizar os ambientes da sua casa
Avaliação 5 - Votos 1

Você sabe o que é o feng shui? Segundo a arquiteta Ingrid Strabello, o feng shui é uma técnica milenar chinesa que busca reproduzir na arquitetura e decoração a harmonia que existe entre os elementos da natureza, trazendo uma sensação de equilíbrio, bem estar e justa proporção. Confira o projeto dessa sala de estar baseada no feng shui e busque inspiração para harmonizar os ambientes da sua casa!

Como aplicar o feng shui?

De acordo com a arquiteta, na arquitetura o Feng Shui é aplicado a partir de um estudo que define a disposição ideal dos cômodos aliada à perfeita distribuição das aberturas e espaços de circulação.

“A utilização correta dos materiais construtivos também é essencial para o sucesso do projeto. A utilização do Feng Shui no design de interiores é feita a partir da aplicação adequada de formas e cores, assim como a utilização equilibrada de alguns elementos tais como vidro, madeira, metal, plantas, pedras, etc”, acrescenta.

Feng shui na sala de estar

sala de estar

Foto: Junior Favaro

Neste projeto do Escritório Bonina Arquitetura, o feng shui foi aplicado primeiramente através do uso de diferentes tipos de materiais, como madeira, metal, cristal, espelho e pedra, que visam equilibrar as energias do ambiente.

“Também foi muito importante a escolha adequada dos tecidos e cores que compuseram o projeto. O sofá, por exemplo, é a peça mais importante da sala e, segundo o Feng Shui, deve ter uma estrutura de madeira e o tecido deve ser nobre como seda ou linho. A localização dessa peça tão importante também foi estrategicamente pensada de maneira que permita visão da totalidade da sala”, explica Ingrid.

Já a cor vermelha foi utilizada a fim de incentivar a integração e a conversa, ideal para um ambiente de convívio como este.

Toques especiais na decoração

sala de estar

Foto: Junior Favaro

Este projeto também mistura o clássico e o moderno de forma harmoniosa e elegante. “Tecidos nobres como a seda, o couro e o linho fazem um contraponto com a madeira de demolição e fibra natural. A ideia principal do projeto é manter um ambiente de convívio confortável e ao mesmo tempo elegante”, aponta a especialista.

A arquiteta afirma que prefere utilizar cores neutras nos elementos principais da decoração. “Isso permite mais liberdade de cores e texturas nos complementos decorativos, como é o caso da tela de arte que recebeu destaque na parede principal do ambiente. O resultado final é sempre equilibrado. Garante a leveza e elegância do ambiente”.

Escolha dos móveis

sala de estar

Foto: Junior Favaro

Os móveis foram escolhidos com o intuito de mostrar a identidade dos moradores. “As poltronas, por exemplo, são peças bem marcantes e representam a tradição do clássico, estilo muito apreciado pelos moradores. Para buscar o contraponto, o sofá escolhido tem linhas retas e bem definidas”, afirma Ingrid.

Dicas para deixar sua sala com personalidade

A dica da arquiteta para decorar a sala de estar é pensar na personalidade e no conforto do ambiente, além de utilizar o orçamento disponível. “É bom começar escolhendo o mix de cores que formarão o ambiente, assim como os elementos do acabamento e dos móveis que vão compor a sala, como madeira, porcelanato, gesso, papel de parede, tecidos de cortinas, sofás, poltronas e almofadas. Depois, olhar para os detalhes da decoração, como quadros, mesa de centro, abajures e demais detalhes que garantem a identidade do morador no espaço”, aponta.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Ingrid Strabello – Arquiteta, Designer de Interiores e especialista em Feng Shui | Escritório Bonina Arquitetura

Mais lidas