Connect with us

O que você está procurando?

Não há sentimento mais complexo que o amor, ainda mais quando se fala sobre as consequências do dele pelo corpo. Saiba mais!
- FOTO: Shutterstock.com

Amor: quais são os sintomas do sentimento pelo corpo?

Não há sentimento mais complexo que o amor, ainda mais quando se fala sobre as consequências do dele pelo corpo. Saiba mais!

Mesmo que os estudos sobre as causas do amor ainda estejam em uma fase inicial, as consequências desse sentimento – que não são poucas – já foram amplamente divulgadas pela ciência. Assim, é fato que o corpo sente os efeitos quando o amor é processado pelo cérebro.

O fluxo de hormônios é uma das reações imediatas. Além da ocitocina, a vasopressina, a dopamina (relacionada ao prazer), os hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) e a adrenalina (que faz o coração disparar) são ativados.

sintomas amor corpo escada cerebro

FOTO: Shutterstock.com

O amor causa uma mudança completa no ser humano. Toda essa enxurrada de neurotransmissores e de hormônios faz com que a pessoa mude seu estado psicológico, sendo governada pelo lobo frontal, que nos adultos corresponde a 5% das ações”, explicita Wallace Lima, físico e professor especialista em saúde quântica.

As vias de recompensa também são estimuladas por conta do aumento do fluxo sanguíneo no núcleo accumbens e da ação direta dos sistemas límbico e opioide, o mesmo que sofre os efeitos da heroína e dos analgésicos opiáceos. Em razão desses estímulos – ao núcleo accumbens, sistema apioide e dopamina, principalmente – que o amor é viciante. Essas são as mesmas estruturas envolvidas nos vícios causados, inclusive, pelas drogas.

Cegos de amor

A ideia de que os indivíduos ficam desatentos, e até cegos, quando estão apaixonados também foi comprovada. Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, testaram a atenção de 113 mulheres e homens. Metade dos indivíduos teve que escrever um pequeno texto falando sobre o amor que sentia por seu parceiro, e a outra porção elaborou um texto genérico sobre felicidade.

Depois disso, foram mostradas imagens de pessoas consideradas muito e pouco atraentes enquanto os olhos dos estudados eram monitorados. Resultado: aqueles que pensaram nos seus relacionamentos românticos antes da experiência desviavam os olhos das fotos que retratavam pessoas tidas como bonitas.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Érika Alfaro – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Wallace Lima, físico e professor especialista em saúde quântica.

Advertisement

Estilo de vida

A caminhada e a bicicleta são dois ótimos exercícios para começar a praticar! Saiba qual se adapta melhor a sua rotina e não fique mais parado!

Estilo de vida

Uma pesquisa feita pela Universidade da Columbia Britânica revelou que exercícios físicos regulares aparentemente aumentam o tamanho do hipocampo.

Estilo de vida

Que fazer dieta mas não imagina sua rotina sem um docinho? Confira dicas para consumir açúcar de maneira equilibrada, sem precisar excluí-lo da alimentação!

Estilo de vida

Enquanto entre nós não há tempo ruim que sirva de desculpa para se esquivar do banho, muitos “gringos” acham essa mania de limpeza um exagero tremendo

Estilo de vida

Cada um dos templos carrega um pedaço da trajetória do Budismo! Conheça a história incrível de algumas dessas construções na Índia e no Brasil

Estilo de vida

O Vesak consiste em uma das celebrações mais incríveis do Budismo. Confira tudo sobre essa festa de aniversário de Sidarta Gautama, o Buda!

Estilo de vida

Os melhores horários, como usar o flash, os ângulos adequados... Confira essas e outras dicas preciosas para suas fotos ficarem incríveis!

Entretenimento

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da história da Arca da Aliança!