Connect with us

O que você está procurando?

Você é um(a) amante do mundo animal? Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Desvendamos 5 curiosidades que você precisa saber! Confira!
- FOTO: Shutterstock Images

Mundo animal: desvendamos 5 curiosidades sobre o assunto. Confira!

Você é um(a) amante do mundo animal? Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Desvendamos 5 curiosidades que você precisa saber! Confira!

Você é um(a) amante do mundo animal? Que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Desvendamos 5 curiosidades que você precisa saber!

 

1. Macacos aprendem coisas novas observando os mais velhos

Crianças podem aprender diversos hábitos observando seus pais com atenção – desde usar os talheres até manipular um computador ou smartphone. Com os macaquinhos, a situação é semelhante. Eles aprendem a usar instrumentos prestando atenção em como suas mães o fazem.

Segundo pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, as fêmeas percebem quando os jovens macacos estão observando e passam a exagerar nos gestos, às vezes repetindo-os, como se estivessem ensinando os mais novos. De acordo com os cientistas, essa ênfase exagerada é bastante similar às ações que as mães humanas usam para ensinar os filhos.

macaco-inteligente-moeda

FOTO: Reprodução

 

2. Golfinhos são os animais com a memória mais longa

Mesmo depois de 20 anos de separação, os golfinhos conseguem se lembrar dos assobios de seus antigos companheiros. Foi o que mostrou uma pesquisa dos Estados Unidos divulgada na publicação científica Proceedings of the Royal Society B – Biological Sciences.

Os cientistas usaram as informações sobre os relacionamentos entre 56 golfinhos em cativeiro que tiveram de ser separados em seis zoológicos e aquários com o objetivo de facilitar o acasalamento. Os pesquisadores tocaram para os golfinhos gravações de áudio utilizando alto-falantes subaquáticos, com os assobios dos animais que conviveram com eles no passado e mediram suas reações.

golfinho-fofo

FOTO: Reprodução

 

Quando as gravações eram familiares, os golfinhos se aproximavam das caixas de som por longos períodos de tempo e, quando não havia familiaridade com a gravação, ignoravam o alto-falante. Para checar que a reação dos golfinhos era mesmo devido ao reconhecimento do assobio, os cientistas tocaram sons de animais da mesma espécie, idade e sexo que os golfinhos familiares.

 

3. Corvos e papagaios resolvem problemas complexos em testes

Nas universidades de Viena e Oxford, pesquisadores testaram pássaros de algumas da espécies consideradas mais inteligentes do planeta e comprovaram a habilidade desses animais em resolver problemas complexos. Os corvos da-nova-caledônia e papagaios da Nova Zelândia foram submetidos a testes em que precisavam vencer desafios para ter acesso a comida, como puxar um barbante para alcançar a recompensa, usar bolinhas de gude para empurrar a comida para fora de uma caixa e um gancho para abrir uma janela.

Os corvos resolveram todos os problemas, contudo a tarefa mais complicada foi a de abrir a janela puxando um gancho. Segundo os pesquisadores, eles entenderam o que precisavam fazer, mas a dificuldade estava relacionada ao medo natural de tocarem objetos desconhecidos. Pelo mesmo motivo, os corvos preferiram usar um objeto para empurrar a comida do que enfiar a cabeça na caixa.

corvo-esperto

FOTO: Reprodução

 

Já no caso dos papagaios, que também resolveram todos os problemas, o único em que apresentaram dificuldade foi em usar um graveto como ferramenta. A explicação se deve ao formato curvo do bico mas, mesmo assim, os pássaros desenvolveram uma técnica complexa, usando a abertura da caixa, as patas e o bico para ter acesso à comida dentro dela.

 

papagaio-animal-intelgente

FOTO: Reprodução

 

4. Girafas velam seus mortos, observa pesquisa

O pesquisador Fred Bercovitch, da Universidade de Kyoto, no Japão, concluiu que as girafas têm a capacidade de sofrer com a morte de entes queridos e até velar seus mortos, ao observar a espécie na Zâmbia e comparando com episódios em outros dois países. Bercovitch testemunhou uma girafa se inclinar sobre o cadáver do filhote morto.

O animal passou, ao todo, mais de duas horas examinando o corpo e lambendo o filhote. Segundo cientistas, as girafas não costumam se inclinar, exceto quando vão beber água. O mesmo comportamento foi observado no Quênia, em que um dos animais passou quatro dias ao lado do filhote de um mês que havia falecido.

girafa-fofa-animal

FOTO: Reprodução

 

5. Gorilas também brincam de pega-pega, dizem pesquisadores

Após estudar imagens de vídeos gravadas em zoológicos, cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, da Universidade de Medicina Veterinária de Hannover, na Alemanha, e da Free University de Amsterdã, na Holanda, constataram que os gorilas tocam em um companheiro e logo fogem, quando o outro começa a correr atrás deles.

A pesquisa, divulgada na publicação especializada Biology Letters, sugere que os primatas testam os limites de comportamento aceitável dentro de seu grupo social. A brincadeira se parece com o jogo de pega-pega das crianças. Segundo os pesquisadores, não se pode dizer que as brincadeiras são exatamente iguais porque os jogos envolvem regras das quais os participantes precisam estar cientes, mas o comportamento é semelhante.

gorila

FOTO: Reprodução

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Entretenimento

Bateu aquela fome! Que tal um hambúrguer? Conheça os 10 hambúrgueres mais calóricos segundo a Forbes e os restaurantes que os produzem

Estilo de vida

Ao chegar em um país cuja língua predominante seja o espanhol, é muito importante saber como se comunicar dentro do hotel durante a estadia.

Estilo de vida

Apesar de muitas reações dos animais poderem ser explicadas pelo instinto, pesquisas mostram que eles são mais inteligentes do que muitos imaginam!

Estilo de vida

A cultura de árabes e judeus acaba menosprezadas em meio às guerras. E uma das questões mais curiosas está diferenças entre as festas de casamento!

Estilo de vida

O Portal Alto Astral continua com as dicas de espanhol trazendo termos importantes para hora de fazer seu check-out e a reserva de passagens.

Estilo de vida

Na hora de entrar em um país estrangeiro, pode ser necessário responder algumas perguntas para a alfândega. Confira algumas expressões que irão te ajudar!

Estilo de vida

Hoje, o Portal Alto Astral aborda expressões em espanhol que podem ser necessárias antes e durante o seu embarque! Confira:

Estilo de vida

A fase da adolescência é repleta de mudanças pelo corpo e pela mente. Quando o assunto é sexualidade, não é diferente!