Connect with us

O que você está procurando?

O arqueólogo e antropólogo John Dominic Crossan afirma que a crucificação de Jesus Cristo é tão certa quanto um fato histórico pode ser.
- Foto: iStock

Crucificação de Jesus: os detalhes que a Bíblia não conta

O arqueólogo e antropólogo John Dominic Crossan afirma que a crucificação de Jesus Cristo é tão certa quanto um fato histórico pode ser.

De todos os elementos da vida de Cristo, a sua crucificação figura alto na escala de “difícil duvidar”. O arqueólogo e antropólogo John Dominic Crossan afirma que o episódio é tão certo quanto um fato histórico pode ser. O que seria questionável é o contexto religioso que o envolve, cuja consequência é uma série de relatos e histórias, vistas como verdade somente sob a ótica da fé cristã.

Foto representativa de Jesus na crucificação

Foto: iStock

Os evangelhos são sucintos quanto a descrição do ato da crucificação propriamente dito. Não há detalhes em relação ao martelo, aos pregos, à dor e nem ao sangue. Uma das poucas especificações diz respeito à roupa do Messias: segundo os evangelistas, ao retirar a túnica dele, os soldados romanos “lançaram sorte” sobre ela para ver quem ficaria com a veste. Porém, os historiadores da época nos fornecem mais detalhes. Eles acreditam que Jesus foi pregado por três indivíduos.

O costume era que um sentasse sobre o peito do condenado para imobilizá-lo, enquanto outro segurava as pernas para que o último, enfim, pudesse pregar os pés e as mãos. E, referente a isso, um debate é levantado: alguns estudiosos indicam que Jesus teria sido pregado pelos pulsos – pois só assim o peso do corpo poderia ser sustentado – e não pelas palmas das mãos, como indica a Bíblia. Quanto aos pés, a maneira como eles foram dispostos sobre o poste vertical também gera polêmica. Independente da distribuição dos cravos, eles foram transpassados pelo corpo, até que a barra da cruz fosse então levantada, onde no topo foi pregada a famosa inscrição: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”.

VEJA TAMBÉM

Advertisement

Mundo místico

A afinidade entre Medicina e religião ocorre desde o surgimento dos primeiros documentos históricos. Não à toa, os primeiros médicos foram sacerdotes, curandeiros e xamãs.

Mundo místico

Tido como o nascimento do menino Jesus, o Natal é uma das festas cristãs de maior relevância, comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro.

Atualidades

Dispositivos como o iPhone e iPad possuem a opção de integrar o Facebook com o app Calendário. Confira como juntar os apps e aproveite as facilidades!

Atualidades

A rede social que permite postagens de 140 caracteres possui diversas opções de configuração para o perfil. Confira como personalizar seu Twitter!

Atualidades

A Google Play Store possui uma infinidade de apps. Confira algumas dicas rápidas para aproveitar os recursos da loja virtual em seu dispositivo Android!

Atualidades

O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos conhecido e acessado no mundo todo. Aprenda como fazer o upload de vídeos em seu canal da rede social!

Atualidades

Para utilizar os serviços disponíveis, usuários de dispositivos com sistema iOS devem ter uma conta específica. Confira como criar seu ID Apple e sua conta!

Atualidades

Ter um blog para compartilhar ideias está em alta hoje em dia. Conheça o blogger e aprenda como criar seu próprio website!