Connect with us

O que você está procurando?

Qual está certo: fui eu que reclamei ou fui eu que reclamou? Entenda esse e muitos outros casos de concordância verbal
- Foto: Reprodução/Freepik

Concordância verbal: conheça a regra geral e os casos especiais

Qual está certo: fui eu que reclamei ou fui eu que reclamou? Entenda esse e muitos outros casos de concordância verbal

Concordância é a forma pela qual as palavras se adéquam umas as outras. Para que essa adequação aconteça há alterações nas terminações das palavras. Existem dois tipos de concordância: a verbal – na qual o verbo altera as suas desinências de número e pessoa para se ajustar ao sujeito – e a nominal – quando os nomes alteram as suas desinências para se ajustarem em número e gênero ao substantivo ou pronome ao qual se referem.

Concordância verbal

A regra básica da concordância verbal é que o verbo e o sujeito devem concordar em número e pessoa. Exemplo: As moças – cantavam – lindamente. (3ª p. Plural) (3ª p. Plural)

No entanto, existem casos particulares:

a) Quando o sujeito é pronome de tratamento o verbo deve sempre ficar na terceira pessoa, e concordar em número com o pronome. Exemplos: Vossas Majestades desejam cavalgar? / Vossa Alteza deseja encontrar-se com os jovens imediatamente.

b) Quando o sujeito é um coletivo o verbo acompanha o número do substantivo. Exemplo: A colmeia está debaixo da escada./ As revoadas de verão trazem paz ao coração de quem as assiste.

• Quando o coletivo vier especificado por um adjunto plural o verbo pode concordar com o coletivo ou com o adjunto. Exemplo: Uma multidão de consumidores atrasados invadiu / invadiram o shopping na véspera do Natal.

c) Quando o sujeito é o pronome relativo “que” o verbo concorda com o antecedente do pronome relativo. Exemplo: Fui eu que reclamei do barulho.

mulher lousa concordância

Foto: Reprodução/Freepik

d) Quando o sujeito é o pronome relativo “quem” o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular. Exemplo: Fui eu quem reclamou do barulho.

• Mas como costumamos utilizar o pronome “que” da mesma forma que o pronome “quem” é comum vermos a concordância com o antecedente. Exemplo: Fomos nós quem arrumamos a casa.

e) Quando o sujeito é “mais de um” ou “mais de dois” o verbo deve estar no mesmo número que o numeral expresso. Exemplo: Mais de uma loja está fechada. Mais de duas lojas estão fechadas.

• Quando há reciprocidade, o verbo ficará no plural. Exemplo: Mais de um jogador ofenderam-se.

f) Quando o sujeito é formado pelas expressões “alguns de nós” ou “poucos de nós” a concordância pode ser feita com o primeiro ou com o segundo pronome. Exemplos: Alguns de nós somos/são capazes. / Poucos de nós gostaram/ gostamos do filme.

g) Quando o sujeito for uma oração subordinada o verbo da oração principal ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Perguntou-se, quem poderia fazer isso?

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral/Edição: Érika Alfaro

Advertisement

Entretenimento

As dúvidas no que diz respeito ao emprego apropriado de expressões são muito comuns. No post, o portal Alto Astral traz alguns desses casos, como o "senão".

Entretenimento

As dúvidas no que diz respeito à grafia e ao emprego apropriado de formas e expressões são muito comuns. As expressões "mau" e "mal" são exemplos, confira!

Entretenimento

Você sabe tudo de português? Teste seus conhecimentos e descubra se precisa ou não dar aquela revisada em alguns conteúdos

Entretenimento

Tudo sobre as origens de Allan Kardec, o homem que foi o codificador do Espiritismo e escreveu os livros-base da doutrina

Entretenimento

Você é amante da sétima arte? E dos filmes de terror? Sim? Então você não pode deixar de assistir esses 5 filmes que separamos!

Entretenimento

A beatlemania foi uma verdadeira febre que atingiu praticamente o mundo todo na década de 60, graças ao sucesso dos Beatles

Entretenimento

Você se emociona fácil ao assistir filmes? Que tal fazer uma sessão pipoca esse final de semana para você se acabar em lágrimas? Prepara os lencinhos!

Entretenimento

Luz, Câmera, Ação! Se você é um amante do cinema, com certeza não pode deixar de assistir esses filmes que vão te tirar o fôlego do começo ao fim.