Connect with us

O que você está procurando?

Para potencializar efeitos ou aumentar o número de sensações, usuários de crack têm combinado a pedra com outras substâncias, uma mistura de risco alto
- FOTO Wikimedia Commons

Conheça as combinações de risco entre crack e outras substâncias

Para potencializar efeitos ou aumentar o número de sensações, usuários de crack têm combinado a pedra com outras substâncias, uma mistura de risco alto

Para potencializar efeitos ou aumentar o número de sensações, usuários de crack têm combinado a pedra com outras substâncias, como maconha e ácido bórico. Entretanto, o “barato” que essas misturas causam é proporcional ao risco que isso traz ao organismo da pessoa.

folha coca

Folha de coca, planta de onde é extraída a cocaína e o crack FOTO Wikimedia Commons

Mais efeitos, maior risco

A combinação de crack com maconha é conhecida como “mesclado”. Pequenos fragmentos da pedra são colocados junto a um punhado da erva, seja em forma de cigarro ou no cachimbo. “Geralmente essa mistura é feita para intensificar o efeito da cocaína. O efeito psicoativo é mais intenso também porque ambas, por mecanismos diferentes, promovem um aumento nos níveis de dopamina”, afirma Eliani Spinelli, coordenadora do Laboratório TOXfree e do Grupo de Pesquisa em Toxicologia Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela explica que o uso do mesclado é perigoso principalmente para o coração. “Por mecanismos diferentes, ambas provocam taquicardia, um efeito que se torna bem mais intenso com a administração simultânea das drogas”.

Os efeitos da associação, no entanto, valem também caso as substâncias sejam consumidas separadamente e de forma contínua, como aponta Wesley Barros, coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário Celso Lisboa. “A maconha prolonga a duração de efeito do crack, seja administrada simultaneamente, como ‘mesclado’, bem como no uso após o crack, na forma de baseado”, conclui.

LEIA TAMBÉM

TEXTO Thiago Koguchi CONSULTORIAS Eliani Spinelli, professora associada da Faculdade de Farmácia e Coordenadora do Laboratório TOXfree – Grupo de Pesquisa em Toxicologia Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF); Wesley Barros, coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário Celso Lisboa.

Advertisement

Entretenimento

Pronomes pessoais são pronomes substantivos, que representam as pessoas do discurso. São divididos em pronome pessoal reto, do caso oblíquo e de tratamento.

Entretenimento

Entre clássicos, cults e sucessos recentes, as produções cinematográficas que transcendem a fantasia e a ciência, e também mexem com nossa imaginação.

Entretenimento

Pronomes demonstrativos indicam a posição em que um ser se encontra em relação à pessoa do discurso e podem aparecer adicionados a preposições

Entretenimento

Pronomes possessivos estabelecem uma ideia de posse. Concordam em gênero, número e grau com aquilo que é possuído e em pessoa com o possuidor.

Entretenimento

Repetição de termos, inversão da ordem direta e estruturas sem função sintática. Entenda as figuras de linguagem que tornam esses recursos possíveis!

Entretenimento

Uma lista de 8 superproduções que fizeram sucesso ao retratar algumas das guerras mais importantes já ocorridas na história

Entretenimento

Descubra como os internautas brasileiros marcam presença nas principais redes sociais do mundo

Entretenimento

Algumas curiosidades da vida pessoal do Papa Francisco, ou melhor, Jorge Mario Bergoglio, o primeiro latino-americano a virar sumo pontífice