Connect with us

O que você está procurando?

Segundo estudo realizado pelo economista Jim O’Neill, a resistência bacteriana a antibióticos pode aumentar em 2050, provocando uma morte a cada 3 segundos.
- FOTO: Vinicius Tupinamba/Shutterstock.com

Os antibióticos podem se tornar ineficazes contra bactérias?

Segundo estudo realizado pelo economista Jim O’Neill, a resistência bacteriana a antibióticos pode aumentar em 2050, provocando uma morte a cada 3 segundos.

Se você assiste à televisão, muito provavelmente já viu diversos comerciais de sabonetes antissépticos para livrar-se das bactérias. Lavar as mãos é a medida mais simples e eficaz contra possíveis infecções. Contudo, a medicina (e seus antibióticos) ainda não está totalmente preparada para a ação de alguns agentes patológicos.

cientista fazendo antibióticos

FOTO: Vinicius Tupinamba/Shutterstock.com

Em julho de 2014, o governo britânico encomendou um estudo, junto ao economista inglês Jim O’Neill – intitulado Review on Antimicrobial Resistance –, de forma a avaliar os impactos futuros da resistência antimicrobiana para a saúde mundial e propor medidas políticas e econômicas passíveis de aplicação internacional.

Segundo o relatório, a previsão é de que, em 2050, 10 milhões de mortes sejam provocadas pela ineficácia de antibióticos frente à “superbactérias”, ou seja, um falecimento a cada três segundos.

 

O que são “superbactérias”?

Apesar de ser um termo leigo, refere-se àquelas bactérias consideradas resistentes às diversas classes de antibióticos. “Isso não significa que sejam mais virulentas que outras, ou seja, capazes de causar infecções mais graves, apenas possuem a capacidade de sobreviver à ação de antibióticos aos quais desenvolveram mecanismos de resistência”, explica a microbiologista Doroti Garcia.

Assim, existe a possibilidade de que tais medicamentos não sejam capazes de conter a ação desses agentes patológicos. No entanto, caso novos antibióticos sejam confeccionados com esse objetivo, será possível evitar o avanço dessas doenças.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Consultoria: Doroti Garcia, microbiologista.

Advertisement

Entretenimento

No Brasil, a indústria farmacêutica cresce cada dia mais. Mas, você sabe quais são os remédios mais consumidos por aqui? Descubra!

Entretenimento

Após falar sobre os diferentes tipos de narrador, o Portal Alto Astral traz os 3 tipos de discurso possíveis em textos narrativos

Entretenimento

O uso abusivo de antibióticos pode gerar o efeito contrário do que seria o esperado no combate à infecções causadas por microorganismos

Entretenimento

A forma consagrada da dissertação consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão. Confira esses 3 passos para a hora da prova!

Entretenimento

Conheça quem está por trás dos mais famosos contos que compõem a infância de muitas crianças, como a chapeuzinho vermelho, o gato de botas e muito mais!

Entretenimento

A indústria farmacêutica é chamada pejorativamente de Big Pharma por alguns teóricos, que acreditam em uma verdade obscura por trás dos medicamentos

Entretenimento

Você já viu uma imagem que parecia uma coisa, depois parecia outra? Isso pode ser um fenômeno de imagem biestável - um tipo de ilusão de ótica!

Entretenimento

Apesar de terem seu uso muito difundido há anos, nem todo mundo conhece a verdadeira função dos antibióticos e como eles atuam em nosso organismo