Vegetais: 9 truques para não errar e comprar os mais saborosos!

Avalie

O ideal é consumir 5 porções de vegetais todos os dias. Para não enjoar, você pode variar em saladas, cozidos e até sucos. E quanto mais colorido ficar seu prato, maior o número de nutrientes ingeridos. Descubra nas dicas a seguir como escolher os melhores vegetais!

Diversas cestas com vários legumes.

FOTO: Shutterstock.com

Tomate

O fruto deve estar firme, com a pele lisa, sem rachaduras, buracos e amassados. Toque os tomates levemente para ver se não estão moles demais.

Abobrinha

Escolha os legumes com casca firme e de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As menores são mais jovens e saborosas.

Beterraba

Escolha as de tamanhos médio e pequeno e que ainda contenham folhas: são mais saborosas e macias. As maiores, depois de cozidas, perdem um pouco da cor.

Batata

Escolha os legumes com a casca lisa, de consistência firme e sem furos na superfície. Não compre a batata se estiver brotando ou com manchas verdes.

SAIBA MAIS

Conheça 8 benefícios dos legumes e melhore sua saúde!

Tudo o que você precisa saber sobre vegetarianismo!

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?

Berinjela

Veja se a casca está lisa e se o legume está bem firme, com a pele brilhante e sem manchas. Fique atenta a buracos em sua superfície, pois podem ser pontos de entrada de insetos.

Pepino

Escolha aqueles que estiverem mais firmes e com a casca brilhante. Os grandes demais já iniciaram o amadurecimento e são recomendados para cozidos e refogados. Já os muito pequenos são saborosos, mas murcham mais rápido.

Cenoura

A coloração do legume deve ser laranja forte e precisa estar bem firme. Descarte as que estiverem murchas, amolecidas ou com a casca danificada.

Brócolis

O legume deve apresentar buquês, flores, talos e folhas de cor verde escura e sem manchas. Também deve estar firme e com granulação fina. Botões já abertos com cor amarela ou branca indicam que o alimento está passado e durará menos.

Evite!

Ao escolher, não aperte ou fure os legumes, pois isso amassa e deixa o vegetal preto, impedindo que outras pessoas comprem depois. O ideal é pegar o legume na mão e sentir seu peso e textura. Ele deve estar macio e liso, não murcho e com buracos e rachaduras.

Texto: Nathalia Boni

Mais lidas